O DROPI é um programa de desenvolvimento socioemocional, promovido pela Associação Unificar, dirigido a crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos (1º e 2ª ciclos) que pretende promover competências como resiliência, autoconhecimento e autoestima, comunicação, gestão emocional, pensamento crítico e empatia. O programa contempla 10 sessões que devem ser implementadas regularmente - semanal ou quinzenalmente (de acordo com a disponibilidade da instituição; caso a realização se realize com uma frequência semanal é possível concretizá-lo num prazo de 3 meses).

 

É implementado por Agentes Multiplicadores DROPI, isto é, docentes e profissionais capacitados para a implementação do programa (ver mais informações em “Quem pode implementar?”). Pode ser concretizado e em diferentes contextos (ex.: Escolas, ATL, Programa Escolhas, Lares de Infância e Juventude, etc.).

 

O programa baseia-se numa história infantil “Dá o salto com o Dropi!” (Daniela Costa, 2014), em que a personagem principal – DROPI - é um canguru que através do seu corpo, da sua linguagem, da sua história e da sua maneira de viver pretende influenciar outras pessoas no sentido de terem vidas mais saudáveis, positivas e equilibradas.

O DROPI é um canguru muito especial: ele alimenta-se de sentimentos. Quanto mais ele identifica e exprime aquilo que está a sentir, mais forte e enérgico ele se sente. Isto também acontece quando os outros partilham sentimentos com ele… a sua força e vitalidade surgem da partilha de sentimentos. O nome Dropi vem da expressão “to drop feelings”, que significa deixar cair, soltar, largar sentimentos. Ele é os olhos e os ouvidos da sua comunidade!

  • Facebook - Círculo Branco

Visite a nossa

página de Facebook

© 2018 por Filipa Paiva. Criado com Wix.com